domingo, 15 de agosto de 2010

PASSOS BÁSICOS PARA O TRATAMENTO FACIAL [PARTE III]

PELE NORMAL

LIMPAR A PELE

Não há maneira melhor de começar um dia do que com a pele limpa. É a limpeza facial diária que prepara a pele para receber outros produtos, como maquiagem, por exemplo.

Cada tipo de pele tem de ser tratada com loções específicas. No caso da pele seca, o ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia. Lavar mais do que duas vezes diariamente pode deixar sua pele ainda mais seca. Tente evitar sabonetes.

Primeiro, use água morna para tirar a sujeira e desentupir os poros. Depois, aplique a loção de limpeza com movimentos circulares e retire-a com água.


ESFOLIANTES

Os cremes esfoliantes costumam eliminar as células mortas da pele, dando lugar a novas células. Se sua pele é seca ou muito sensível, a esfoliação é recomendada uma ou duas vezes por semana. Aplique o esfoliante no rosto e massageie suavemente. Deixe agir por 2 ou 3 minutos e, depois, retire com água.


TONIFICAÇÃO

A tonificação complementa a limpeza da pele, eliminando profundamente as impurezas, revitalizando a pele e deixando-a preparada para a
hidratação. Além disso, ela também serve para reequilibrar o PH da pele. O uso de tônicos em álcool é bastante recomendado para quem tem a pele normal.


HIDRATAÇÃO

Após a limpeza, é importante o uso de hidratantes, já que eles atuam como proteção contra a perda de água. Os hidratantes complementam a limpeza da pele, eliminando profundamente as impurezas. Eles também estimulam a renovação celular, protegendo a pele do envelhecimento precoce. Os tônicos faciais podem ser aplicados com o auxílio de algodão e devem ser deixados na pele.


FILTRO SOLAR

A causa número 1 do aparecimento de rugas é a exposição solar. Por isso, o filtro solar é indispensável, mesmo quando não há exposição direta ao sol. Uma boa idéia é ter sempre dois tipos de creme hidratante: um com fator de proteção solar para uso durante o dia e um sem o FPS para uso noturno.

2 comentários:

  1. Olá Michele, tb sou farmacêutica e confesso n me preocupar com estética, principalmente a facial e adorei as informaçoes/dicas, agora sei aonde me informar. Bjs...FATIMA

    ResponderExcluir
  2. Fátima, que bom q está gostando!!!
    Não se esqueça q vc pode virar uma seguidora!!!
    Bjo,
    Mi

    ResponderExcluir