sábado, 14 de agosto de 2010

A PELE NEGRA

A pele negra possui muitas vantagens, mas deve-se tomar cuidados especiais!

Sabemos que a pele negra possui mais vantagens do que a pele mais clara. Maior proteção aos raios solares e resistência aos efeitos do envelhecimento são uma dessas.

A pele negra e morena tem mais melanina, um filtro solar natural que protege a pele contra os efeitos do sol (os brancos têm 15 vezes mais chances de terem câncer de pele que os negros), mas não podem dispensar o uso de filtro solar.

Outra característica dessa pele, é que ela é mais espessa, ou seja, mais resistente e elástica, tendo maior resistência ao aparecimento de rugas ou marcas de expressões. Além dessas vantagens, as mulheres negras podem se esnobar pelo fato de não terem celulite! Como a musculatura é mais firme, a formação dos furinhos indesejáveis é bem menor.

Mas essas características não livram a pele negra de sofrer outros problemas dermatológicos. A melanina pode proteger a pele do sol, mas por conta dela, podem surgir manchas inconvenientes. Isso ocorre porque a melanina tende a escurecer regiões da pele que sofreram alguma agressão, como queimaduras, acnes, cirurgias, depilações, peeling, entre outros. Outra substância em abundancia na pele negra é o colágeno, que facilita a hiperpigmentação e a formação de quelóides, depois de tratamentos estéticos.

A pele negra também está sujeita ao melasma, manchas escuras que aparecem no rosto, que na maioria das vezes está ligada á gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou radiação solar, que causam grande desconforto.

Por isso deve-se ter cuidados antes de fazer algum tratamento estético.

Depilação
Pode-se realizar qualquer método de depilação, mas é preciso observar se ocorre algum tipo de irritação. Perceba se há aparições de pontos vermelhos ou se os pêlos encravam com facilidade. Se alguns desses sintomas aparecerem, troque o método de depilação, pois essas partes irritadas podem se transformar em manchas pretas, muito difíceis de tirar.
Se você quer fazer depilação definitiva, certifique-se que o laser usado é específico para peles negras e morenas;

Cicatrizações
Muito cuidado na hora de fazer qualquer tipo de cirurgia. Pois as peles morenas e negras têm mais dificuldade em cicatrizar e mais facilidade de formar quelóides. Consulte um dermatologista para saber como evitar esse problema.

Manchas no rosto
Não use produtos prontos, como ácidos ou clareadores de farmácia para tentar remover manchas no rosto. A melhor forma de evitá-las é fazendo o uso de filtro solar 8 dia a dia, algumas vezes, porém, esse problemas pode ser genético. Consulte um dermatologista para avaliação.

Cuidados com o corpo
Na hora de se tratar, a pele deve passar por cuidados diários, como lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes específicos para a pele, não oleosos e pouco irritantes para não causar acnes e foliculite (vermelhidão em locais onde o pêlo está encravado). É importante que use sabonetes líquido ou a base de glicerina,

A pele negra tem tendência em adquirir cores esbranquiçadas, provocadas pelo atrito da pele com roupas, sandálias, e outros, aparecendo sinais de vitiligo (doença no grupo das discromias, é um problema freqüente em peles mais brancas também, mas pela diferença de tonalidade entre a pele negra e a ausência de total de pigmentos, causado pelo vitiligo, acaba sendo mais destacado nesse tipo de pele), por isso, recomenda-se também, hidratação e esfoliação uma vez por semana, para e remoção de células mortas e proteção á pele

Para ter uma pele saudável, evite banhos longos e quentes e usar loção hidratante logo em seguida, principalmente nos cotovelos, joelhos e pés, onde normalmente ficam esbranquiçados quando secos e os produtos com as substâncias desengordurantes como hamamélis, extrato de melaleuca e sálvia são fundamentais para a pele negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário