sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CUIDE DA SUA PELE DE ACORDO COM A IDADE

A pele, o maior órgão do corpo humano, apresenta aspectos típicos em cada fase da vida. Prestar atenção nos sinais que ela dá - influência das alterações hormonais, o desgaste do sistema imunológico e a ação dos radicais livres - é o começo para retardar o envelhecimento precoce.

Ter cuidados básicos com a pele é mais que uma questão de beleza: é saúde!

Amiga... Limpar, hidratar e proteger-se do sol equivalem, hoje, a passar fio dental e a escovar os dentes!!!

Veja abaixo o que fazer em cada fase: aos 20, 30, 40 e 50 anos. E não se esqueça: a pele agradece com beleza um estilo de vida saudável.


AOS 20 ANOS

Nessa fase a pele vai de mista à oleosa, com tendência à acne, e tem aparência firme. A partir dos 25 anos, entretanto, a pele começa a perder, em média, 1% da produção de colágeno que faz a sustentação da derme (camada localizada entre a epiderme - camada externa - e a hipoderme - mais profunda).
Se houver intensa exposição solar, esse processo será acelerado. Os cuidados nessa fase incluem limpeza intensa, no mínimo duas vezes ao dia, com produtos que regulem a oleosidade, e uso diário de protetor solar. O filtro deve ser adequado à pele - quanto mais clara, maior o fator de proteção solar. É bom lembrar também que o filtro é um importante aliado na prevenção contra o câncer de pele em qualquer fase da vida.
 
AOS 30 ANOS

Herança genética e hábitos de vida saudável - como boa alimentação, pouca exposição solar, atividade física e nada de fumo - podem refletir numa pele semelhante a que se tinha aos 20 anos. Mas, como nem sempre é possível, é nessa idade que surgem as primeiras rugas finas ao redor dos olhos, na testa e no sulco que divide as bochechas dos lábios, o chamado "bigode chinês". Nessa fase, podem começar a aparecer manchas acastanhadas em forma de sardas ou as maiores, como o melasma, no rosto das mulheres que têm tendência, principalmente após a gestação. Os cuidados devem ser intensificados: limpeza, proteção solar, hidratação com renovação celular suave e atenção especial à área dos olhos, com uso de cremes específicos.


AOS 40 ANOS

Começa uma fase de transição entre período reprodutivo e o não reprodutivo marcada pela diminuição das principais funções ovarianas: ovulação e síntese de hormônios (estrógenos e progesterona), o que acarreta transformações físicas e até psíquicas.
Há um aceleramento do envelhecimento cutâneo nessa fase, em que se verifica diminuição do número de fibroblastos, responsáveis pela produção das fibras colágenas e elásticas e, conseqüentemente, perda de elasticidade, espessura e resistência. Essa mudança afeta a capacidade que as células da pele têm de reter a água, por isso requer mais hidratação. Entre os cuidados, limpeza, proteção solar, hidratação com renovação celular intensa e atenção especial à área dos olhos, contorno facial e pescoço.
A alimentação saudável é um fator importante, portanto é bom incluir na dieta cereais, frutas e alimentos ricos em betacaroteno (precursores da vitamina A, encontrados na cenoura e no mamão), que ajudam a proteger a pele do sol.


AOS 50 ANOS

O processo de perda do colágeno continua acelerado nessa fase, e o mais comum é uma redução na camada de água e gordura que protege e dá elasticidade à pele. Isso se traduz em ressecamento, opacidade, rugas, flacidez e maior sensibilidade a escoriações e aos efeitos dos raios ultravioleta do sol. Além de limpeza e hidratação com fatores de renovação celular intensa, é preciso proteger a pele com filtro solar com fator de proteção acima de 40 e usar chapéu. Também é indicado manter a calma, pois nessa fase o corpo é menos apto no combate ao estresse, um importante agente do envelhecimento.

Amigas, mantenham-se atentas!!!!

Conhecer as principais características do processo de envelhecimento cutâneo em cada fase da vida é importantíssimo, sendo o primeiro passo em como saber cuidar da nossa pele. Ela agradece!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário